Alho Preto/Negro
O Alho Preto/Negro obtém-se quando o alho ( no nosso caso alho de 1ª qualidade) é envelhecido em condições especiais de temperatura e humidade. As cabeças de alho são mantidas em estufa especial para o efeito com temperatura (60 a 80º) e humidade (80 a 90%) controladas, por um longo período de tempo.
Não há aditivos, conservantes ou queima de qualquer tipo. As enzimas que dão ao alho fresco a sua nitidez são quebradas, obtendo-se neste processo novos compostos aromáticos, responsáveis pelo sabor profundo de carne grelhada e de cebola frita. Os dentes ficam pretos e desenvolvem uma textura pegajosa semelhante a uma tâmara.
Endófitos bacterianos capazes de fermentar e com forte capacidade de resistência ao calor foram identificados no alho comum e no Alho Preto/Negro.
No Alho Preto/Negro, o sabor do alho é suavizado de tal forma que desaparece quase ou totalmente. Além disso, o seu sabor depende também do alho fresco utilizado. No nosso caso utilizamos alho morado de 1ª qualidade o que confere ao nosso Alho Preto/Negro um sabor intenso e agradável, muito apreciado, nomeadamente na culinária.
O Alho Preto/Negro é normalmente consumido sozinho por entusiastas, que às vezes comparam o sabor a um doce de caramelo salgado e levemente ácido ou a uma fruta doce de tamarindo.